quarta-feira, 22 de julho de 2009

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CHEGADA

Buenas !

Chegamos em Novo Hamburgo após uma viagem tranquila vindo de Rivera, apesar de muita chuva em um bom trecho.
Impressionante a quantidade de carros argentinos que nos passaram na estrada. Muito provavelmente estavam em direção ao litoral catarinense.

Agora resta escolher dentre as mais de 600 fotografias, quais as que merecem ser impressas. Assim como realizar a edição do video, que ficou com aproximadamente 3 horas de duração. Vai ser uma tarefa difícil... como escolher as mais belas imagens, se só capturamos as mais belas???

O Astra comportou-se muito bem na empreitada, rodamos 7500 km desde a partida até a chegada. Abastecemos com gasolinas de 93%, 96% e 98%. Nenhum problema mecânico. Muita história pra contar. Muita água pra lavar o carro na chegada.....hehehehe

domingo, 4 de janeiro de 2009

FOTOS DA VIAGEM

Olá!!!

Selecionamos algumas fotos para compartilhar com vocês um pouco da nossa viagem!!

SAIDA EM NOVO HAMBURGO - 21/12/2008

PUERTO VARAS/ CHILE - 28/12/2008

ROSARIO / RIVERA

Buenas !
Rosario é uma cidade mesmo enorme e muito antiga. O centro da cidade lembra muito Porto Alegre, com muitos edifícios antigos e árvores gigantes pelas ruas.
Partimos cedinho de Rosario em direção a Concepcion Del Uruguai, fronteira com a cidade de Paysandu na República Oriental do Uruguai. A viagem trancorreu sem problemas por paisagens de campos verdes e bosques.
Próximo da ponte internacional, paramos para abastecer o carro e fomos surprendidos por um fato que eu já houvira falar, a gasolina (nafta para os argentinos) possui um preço diferenciado para placas estrangeiras nessa região. Porém ainda assim sai mais barato que no Brasil. Falando disso me lembrei de algo que queria comentar aqui, durante toda a viagem e mais comum enquanto passavamos pelo deserto, vimos uma grande quantidade de poços de petróleo e o mais interessante é que eram na maioria da Petrobras !!! Ou seja, a Petrobras extrai petróleo em terras argentinas, possívelmente processa no Brasil e vende aos argentinos por um preço em média 1 real (R$ 1,00) mais barato (o litro ) do que no Brasil. É de chorar quando se volta ao Brasil...
Bom, seguimos à ponte onde encontramos um enorme engarrafamento. Ficamos aproximadamente 2 horas esperando para passar a fronteira. Uma dica a quem utilizar esse caminho: guardem no mínimo 20 pesos argentinos para a fronteira pois existe um pedágio de 14 pesos ao final da ponte !!! Nós tivemos que pagar em dólar com uma taxa astronômica, pois haviamos gastado todos os pesos abastecendo o carro, visando não perder muito no cambio por pesos uruguaios. Isso foi surpresa pois em todas as outras fronteiras que passamos haviam casas de cambio, além de não existirem pedágios.
Passada a fronteira seguimos Uruguai adentro onde pudemos observar os infinitos campos de pastagem com um estoque interminável de carne para churrasco pastando.....hehehe
Além de gado vimos muitas ovelhas e muitas emas no campo.
Viajamos tranquilamente até Rivera, onde no último posto da polícia caminera fomos parados. O guarda muito solícito conversou conosco em português. Nos passou informações sobre como chegar ao centro de migrações para legalizar nossa saída do Uruguai, localização de um bom hotel e como chegar a principal rua dos "free shops". Desenhou até um mapa!
Depois de entregar o mapinha, veio com uma história de "estou dando essa informação de graça...eu e meus amigos trabalhamos o dia inteiro....ficamos aqui no sol....algumas pessoas nos dão algumas ajudas....nós dividimos entre nós....bla, bla ,bla". E nós que pensávamos que depois da ruta 14 na Argentina estaríamos livres dessa história. Mas no final das contas isso rendeu boas risadas, pois não estavamos familiarizados com a taxa de cambio do Uruguai que envolve alguns "zeros" a mais. Com isso o Tio Flavinho puxou uma nota de "vintão" (20 pesos Uruguaios) e passou pro guarda que logo reclamou que eram centavos de real ! Nisso passamos mais duas ou 3 notas de vinte e fomos embora deixando o guarda reclamando sozinho. O engraçado é que depois que calculamos a conversão da moeda vimos que a extorção saiu por menos de R$ 6,00 (seis reais !!) !!!....heheheh. Mais tarde viríamos a encontrar um amigo em Rivera que nos disse ter perdido R$ 150,00 com estes mesmos policiais.
Nos hospedamos no Hotel Portal em Rivera onde desfrutamos de um bom café da manhã de hotel brasileiro. Isso realmente é como eu havia lido antes da viagem, café da manhã generoso como se encontra em hotel no Brasil, só no Brasil mesmo. Após o desjejum fomos todos as compras...hehehe
Saímos de Rivera após o almoço e rumamos para Novo Hamburgo sob forte chuva na estrada.
Até mais !

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

BARILOCHE

Ola !!!

FELIZ ANO NOVO !!!!
Estamos todos aqui mandando um feliz ano novo a todos os amigos e parentes !!!

Dia 29/12/2008, depois de comer um suculento Chourizo (bife enorme servido na Patagonia), nos alojamos em uma cabaña proxima do Cerro Otto em Bariloche. A cidade é maravilhosa, com lagos por toda parte, muitos bosques verdes e ao fundo sempre as montanhas da cordilheira com neve no topo.
Infelizmente nao foi possivel esquiar nesta época do ano..heheheh, mas os planos de voltar no inverno sao muitos !
Dedicamos o dia 30/12/2008 a conhecer a cidade e suas belezas, entre estas incurssoes, subimos o Cerro Otto de teleferico e tomamos um café na "confiteria Giratoria" onde a cafeteria literalmente gira e os clientes desfrutam de uma vista panoramica da regiao.
Outro detalhes que chamou nossa atencao foi a quantidade de roseiras e cerejeiras que existem na cidade.... nunca comi tanta cereja antes, e a Grazi deixou de achar que elas nasciam dentro de vidros em calda ...heheheh

Saimos de Bariloche pela manha do dia 31/12, cedinho para encarar o famoso deserto argentino. Achavamos que seria fácil......
Foi desolador ! O deserto é enorme !!! Na verdade sabíamos, já haviamos lido e escutado amigos falando a respeito, mas estar lá é muito diferente....
Simplesmente eram retas intermináveis que se perdiam no horizonte mesclando-se com o céu. Horas de viagem sem encontrar nenhuma casa ou pessoa caminhando, apenas os enormes ônibus no sentido contrário, em direcao a Bariloche. Depois, nem ônibus se viam...
E sim, é verdade mesmo, existem "esqueletos" de carros estaquiados nas laterais da rodovia no deserto servindo de aviso para que o motorista saiba o que acontece com quem dorme ao volante.

Nossa parada estava programada para acontecer na pequena cidade de Catriel, no meio do deserto. Chegamos por volta das 15:30. Parecia uma cidade daqueles filmes de velho-oeste, sem cavalos mas com motocicletas. Eram três hoteis. O número 1 estava com a chave na porta pelo lado de fora, era só chegar e entrar, mas nao havia ninguem. Nem hospedes, nem recepcionista. Muito estranho......achamos melhor procurar outro. O número 2 também possuia a chave para o lado de fora em um dos quartos! Também nao encontramos ninguém....muito estranho. O número 3 era melhorzinho, fomos atendidos logo que entramos e tao logo soubemos que o preco saimos. Era o mais caro de toda a expedicao ate entao.
Voltamos ao número 1, continuava vazio. E com a chave na porta!
Voltamos ao número 2, entramos com o carro no hotel. Buzinamos. - Pausa -. E nada. Resolvemos entrar lá dentro, talvez alguem precisasse de ajuda. Vimos uma senhora passando correndo no fundo do corredor dizendo coisas que nao compreendemos. Logo ela veio a rua, com uma cara pior que o deserto pelo qual haviamos passado. Perguntamos sobre quartos e preco e a senhora (que veio a ser "carinhosamente" apelidada de Bruxa) nos respondeu da forma mais grossa possível que o hotel da cidade era aquele e que se quisessem ficar era isso ou poderiamos procurar outra coisa. Muuuuito amável.
Depois dessa recepcao calorosa, pegamos o mapa e tracamos uma rota até Santa Rosa, mais 3 horas a frente através do deserto. A dona Naira nem "piava" mais depois de tanta paisagem inóspita. Neste dia fizemos 1010 km. Mas valeu a pena, chegamos em Santa Rosa, uma cidade grande e bem animada. Nos hospedamos em uma Hosteria no centro e bebemos uma Piña trazida do Chile (muito boa!) para comemorar a passagem do ano.

Hoje (01/01/2009) saímos de Santa Rosa e chegamos agora a tarde em Rosário, outra cidade muito grande da Argentina. Estamos em um hotel bem no centro da cidade. Amanha vamos em direcao a fronteira do Uruguai, buscando chegar em Riveira e Santana do Livramento.

Beijos e abracos !!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PUERTO VARAS

Holá !

Chegamos com folga de tempo em Puerto Varas, a estrada (Carretera) Panamericana é muito boa para viajar. Nos hospedamos em uma cabana muito simpática com vista para o lago e o vulcao Osorno ao fundo !!! O preço da hospedagem no Chile é muito baixo, no caso da nossa cabana provavelmente a vista vale mais que o imóvel...heheheh ( pra quem ficou curioso foi 35000,00 pesos chilenos).

Depois de descarregar as malas resolvemos circular o lago para descobrir o quanto poderiamos chegar perto do vulcao. Atravessamos campos parecidos com os de Sao Francisco de Paula, alias, segundo a Grazi, o frio da Patagonia lembra muito Sao Chico...hehehe
Para nossa surpresa achamos uma estrada asfaltada até 1200 m de altura, onde conseguimos um teleférico que nos levou a 1450 m, em meio a neve do topo do vulcao.....o mais impressionante é que a Dona Naira encarou o teleférico ...hehehehe

Hoje pela manha saimos de Puerto Varas e atravessamos novamente a cordilheira finalmente chegando a La Angostura e depois a Bariloche. Cidades de excepcional beleza com lagos por todas as partes !

Abracos !!! Adios !

sábado, 27 de dezembro de 2008

PUCON

Ola...

Em Talca nao vimos nada de interessante sendo realmente somente um lugar para pernoitar. Ainda houve um fato engracado, o primeiro lugar onde paramos para perguntar o preço da hospedagem era de propriedade de um arabe, o qual normalmente nao queria perder o "negocio", pois o engracado e que o sujeito saiu a nos perseguir querendo que voltassemos ao estabelecimento dele. A Gabi ficou horrorizada e queria fugir a todo pano do seguidor de Ala.

Pois bem, chegamos em Pucon onde novamente ficamos de queixos caidos com a beleza do lugar. A paisagem da regiao é totalmente diferente de Santiago. Aqui existe uma mata muito verde, belos lagos e ao fundo sempre se vê o magnífico vulcao Villarica coberto de neve.

Chegamos no dia de ontem com um sol maravilhoso e tempo aberto, hoje porem estamos encarando um tempo meio chuvoso e frio. Segundo informacoes locais a causa desse tempo é que os indios Mapuches bateram tambores para chamar chuva...hehehehe

Nos hospedamos em uma cabana enorme ao preco de 35.000,00 pesos chilenos, facam a conversao ai pra verem, mas e muito barato isso para 5 pessoas !
Ainda ontem nos banhamos nas Termas Polzones em aguas escaldantes, porem muito relaxantes.

Amanha vamos em direcao a Puerto Varas...

Beijos e abracos a todos !